Eu não sou comum
O que é #eunãosoucomum?
É um projeto pessoal da fotógrafa Thelma Vidales que há 5 anos estuda os efeitos da fotografia como ferramenta de transformação.
Um espaço de autoreconhecimento – uma ressignificação à forma com que nos enxergamos no espelho. É valorizar nossas diferenças como nossas marcas, o que não nos deixa comum à ninguém. Através da fotografia revela-se detalhes de uma beleza antes desapercebida.
As imagens valorizam detalhes, que acredito que só foram vistas por que eu fotografei.
Por que #eunãosoucomum?
Eu comecei a fotografar mulheres por acaso. Meu primeiro ensaio sensual foi uma arte em frutas e o segundo, foi para uma amiga presentear o marido. Adorei dirigir o ensaio, mas a melhor parte foi ver resultado direto na auto estima dela.
Um ensaio foi chamando outro e também parcerias importantes, como o Clube do Batom – uma produtora de entretenimento para a mulheres, com eventos semanais, onde desde de 2010 já fotografei mais de 1000 mulheres de todos estilos, idades, etnia.
Sempre escutava perguntas do tipo: “-Você fotografa gordinhas?”… “eu sou magrela, você me fotografa?”.. sou velha, baixa, cadeirante, mãe de dois, manchada, preta, amarela, azul..até que um dia rolou a pergunta: “-Você fotografa mulher comum?”. Na hora respondi: NÃO. Só as incomus.
Ao longo dos anos essa ação foi amadurecendo com os feedsbacks recebidos pelas mulheres, em relação a vida conjugal, auto estima, timidez, ansiedade. Eu senti que o trabalho merecia se renovar e ampliar, e lancei a convocatória “Quero seu desenho” para pessoas de qualquer gênero com vitiligo.
O resultado do ensaio foi publicado na coluna do Anselmo Goes e na semana seguinte, no programa Encontros, que entrevistou Roger Monte, participante do ensaio fotográfico, sobre aceitação da auto imagem.
Depois dessa entrevista recebi várias mensagens perguntando quando eu iria levar o projeto para outro estado, sugestões de tema como cicatrizes, marcas de nascença entre outras. E, devido à temática do projeto, surgiu o primeiro convite para participação de um painel cultural dentro do Seminário de Sexualidade e Diversidade na Univesidade de Medicina de Petropólis.
Galerias sobre o projeto
Vitiligo: Conheça os selecionados da chamada “Quero seu desenho”, com o tema da pele com Vitiligo
Um Ensaio Especial: Veja o ensaio com a cadeirante Karla Carolina
Seminário de Sexualidade e Diversidade: Evento na Universidade de Petropolis